sábado, 23 de novembro de 2013

É tempo de podas!


"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (15:4-5)

Jesus diversas vezes no Novo Testamento nos ordena a produzir frutos, mas para produzirmos esses frutos há uma condição permanecemos n"Ele. Sozinho nada poderemos fazer. Jesus também nos mostra que aquele que não produzir frutos será cortado e lançado fora. Mas, aquele que já produz frutos precisa também ser podado, para que der muito mais frutos. É tempo de podas! O Senhor está realizando podas em nosso meio para que possamos produzir um número maior de frutos. Muitas vezes nos comportamos como aquelas árvores que não querem ser podadas, que entram no comodismo, achando que o simples fato de ter gerado frutos em uma temporada é sinal de que nos frutos estarão sempre por vim, sem precisar de nenhum esforço...e assim vamos se acomodando e às vezes nem percebemos que entra ano e sai ano e os frutos não vem. As vezes os galhos que não foram podados vão ficando secos e comprometendo a estrutura de toda árvore, que muitas vezes podem cair e causar enormes acidentes. Muitas vezes temos que tomar atitudes que é dolorosa, é difícil, nem sempre é aceita. Mas, é necessária. A poda não é fácil, gera sofrimento, dor, e muitas vezes incompreensões. Porém, é fundamental para que a árvore cresça e der frutos. Não devemos ter medo da poda, pois quem tem medo de sofrer não se dá a chance de crescer. Não sejamos como aquela figueira que Jesus amaldiçoou-a e ela secou, pelo simples fato do Senhor vim a cada ano de colheita e ela nada produzir. (Marcos 11:12-20). Somos chamados a dá frutos em abundância, cem por um. - “Outra (parte da semente) ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um”. Tendo dito isso, exclamou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”. (Lucas 8.8 e 15)- Somos chamados a perseverar...aqueles que querem servir ao Senhor perseveram, mesmo em tempo de podas. Estamos vivendo um tempo de ajustes em nosso grupo, de poda. Se quisermos colher frutos futuramente, temos que ser podados, e poda nem sempre é fácil...mas, é essencial. Temos que nos adequar e ser obediente aquilo que o Senhor nos ordena. A escolha cabe a cada um de nós...ou somos a árvore que é podada, mas que dá inúmeros frutos, ou somos a figueira que não é podada e que se torna estéril. Cabe a cada um de nós a escolha, mas o Senhor noz convida a frutificar. Pois, no final de tudo Ele irá nos perguntar: Quais são seus frutos?". Que o Senhor faça de nós servos frutíferos, perseverantes em seu Amor.

"Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda" (Jo 15:2) Deus vos abençoe poderosamente! Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário